NÃO REASSENTAMENTO
O projecto Casa Minha Nosso Bairro pretende transformar o bairro Polana Caniço A sem fazer reassentamentos forçados. Contrariamente ao que se tem feito em muitas cidades em desenvolvimento, i.e. reassentar os residentes nas periferias da cidade, o projecto Casa Minha garante às famílias uma nova casa no seu bairro, assim como a oportunidade de beneficiar e participar ativamente no crescimento e desenvolvimento que acompanha a proximidade à cidade.
QUALIDADE A UM PREÇO ACCESSÍVEL
Através de uma conceção profissional, otimizando cada detalhe, recorrendo a materiais disponíveis no mercado nacional e trabalhando com pessoal e empreiteiros locais, o projecto Casa Minha tem a capacidade de fornecer casas por um preço mais baixo que o valor que esta a ser praticado nos grandes desenvolvimentos imobiliários ao mesmo tempo que promove o emprego local e no bairro.
TELHAS para um melhor isolamento
JANELAS
circulação de ar
VARANDA, possibilidade de expansão da casa
PATIO
TANQUE de água
Aumento da largura
da rua
FINANCIAMENTO INOVADOR
Casa Minha aplica o princípio da valorização da terra como fundamento principal do seu modelo de negócio. Ao atribuir o valor real à terra em que o residente mora atualmente, o projecto permite que as pessoas mais desfavorecidas beneficiem financeira e materialmente da terra que ocupam.
O nosso modelo atribui um valor de terra que é aproximadamente equivalente ao custo de construção da unidade a ser construída para o residente . As vendas irão financiar a construção de todas as moradias, sejam para investidores como para residentes. Quem investe connosco está ao mesmo tempo a beneficiar aos atuais moradores e residentes de Polana Caniço.
No nosso cenário de crescimento, o modelo alcança a sustentabilidade após o terceiro ano, tendo em conta a construção de 8 parcelas (16 casas) por semestre. Casa Minha vai ainda explorar soluções de financiamento com os residentes e as instituições de crédito de forma a dar o direito de preferência pela compra da segunda casa construída no seu terreno.
ARQUITETURA EVOLUTIVA
O modelo arquitetónico do projecto Casa Minha é flexível, modular e prevê várias soluções de design para adaptar a casa padrão às diferentes necessidades das famílias urbanas Moçambicanas.
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
PLANIFICAÇÃO URBANA
Casa Minha reinventa o futuro do bairro Polana Caniço através do exercício de planeamento urbano inverso e de uma visão a longo prazo do bairro
Ao fazer parceria com as comunidades e o município, Casa Minha estará em condições de propor a reabilitação e urbanização das ruas, criando em simultâneo novos espaços para uso social e actividades económicas.
Protótipo
Fase 2
Fase 1
Scenario
ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE
Ganhar a confiança e envolver a comunidade é fundamental.
Os residentes urbanos nos bairros mais carenciados são naturalmente desconfiados relativamente aos desenvolvimentos inovadores tendo em conta experiências passadas enquanto aconteceu que os promotores imobiliários compram os espaços a preços em baixo do valor real e usam de influências para deslocar os residentes das zonas que pretendem desenvolver.
Os princípios do realojamento sem deslocação e da inclusão económica são os pilares da missão do projecto Casa Minha.
desenho para um espaço polivalente no bairro