PROJECT0

O modelo Casa Minha enquadra-se perfeitamente no Plano Parcial de Urbanização (PPU) do Polana Caniço aprovado pelo Conselho Municipal de Maputo em Abril de 2015. A área de projecto foi zoneada para habitação residencial.

Atualmente, a área de incidência do projecto é ocupada por casas que envolvem materiais e construção de baixa qualidade. A maioria tem telhados de chapas de zinco que geralmente não estão bem seguras e poucas casas tem casas de banho internas. Quase não existem casas de dois andares apesar da sua proximidade da cidade, o bairro é subpovoado. Visto que as pessoas constroem o que podem com os meios que possuem, não existe um planeamento coerente ou espaços públicos no bairro.

Casa Minha vai mudar tudo isto ao construir casas de dois a três andares de forma faseada e incremental sem envolver reassentamentos. Qualquer família interessada em participar no projecto pode fazê-lo.

download a nota conceitual

FASE I

A primeira fase do projecto Casa Minha, construirá 20 casas em uma área geograficamente contígua como uma demonstração do impacto transformativo de casas bem projectadas nos padrões de vida de uma comunidade.

A fim de maximizar o impacto transformador do projecto Casa Minha, será necessário construir casas próximas umas das outras em número suficiente para que os residentes possam entender e experimentar o impacto que ter casas e ruas bem projectadas podem ter sobre os padrões de vida.

As primeiras 7 casas foram concluídas em meados de 2018 e outras 7 estão em construção em 2019. O plano é ter 20 casas na mesma área geográfica concluídas até o final de 2019. Já existe um interesse intenso de outros moradores do bairro para participar.

Como as primeiras 20 casas estão concluídas, a equipe da Casa Minha trabalha em estreita colaboração com o Município e líderes comunitários para identificar espaços comuns que podem ser reservados para serviços públicos como creches, parques, campos desportivos e mercados, a fim de integrar esses espaços essenciais na arquitectura da vizinhança em mudança. Como os moradores optam por participar do projecto, também pode haver um desejo de incorporar espaços comerciais de fachada em suas casas, e isso certamente faz parte do que a equipe da Casa Minha espera acomodar.

FASE II

Após dois anos de actividades, a Casa Minha está em condições de construir confortavelmente em um ritmo de 20 casas a cada ano. Isso deve permitir cobrir os custos de funcionamento sem necessidade de entradas financeiras externas. A Casa Minha deseja explorar soluções financeiras para apoiar sua população-alvo: a jovem classe média urbana.

A Casa Minha optimizará continuamente os métodos de projecto e construção que trarão valor adicional ao projecto. Os empreiteiras locais com as quais a Casa Minha trabalhará ganharão experiência, melhorarão a qualidade e aumentarão a eficiência, de modo a torná-las significativamente mais competitivas no mercado de construção.

O projecto terá dados de campo detalhados e em tempo real para estudar e divulgar, de modo a estar em condições de expandir o modelo para outras cidades e integrá-los nas políticas públicas.
 

NOSSOS PRINCÍPIOS

© Copyright 2016 by Casa Minha Lda. Developed by Francesca Marchina

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
5-community

Go to link